Dias de POESIA

VONTADE AINDAchuva_janela1

Hoje amanheceu chovendo.                         
Não poderia ser diferente,
companheira de todos os meus momentos de linhas brancas;
não poderia deixar agora de molhar meu caminho.
Me questiono até a última soma de dúvidas,
mergulho fundo no íntimo enigmático,
tentando imaginar que tudo não passou apenas,
de uma integral dupla indefinida,
nesta nossa “matemática”,
que para a poesia isto seria apenas como um  sonho indefinido de uma equação simples…
A chuva passou,
deixou vestigios na grama,
e pela manhã tudo parecia um orvalho fino.
Era hora de sair e caminhar por entre as verdes trilhas,
Caminhava e sentia que meus sonhos ávidos me acompanhavam sorrateiros,
e sem eu mesmo ativar,
                                           brotavam por mim,
                                                                              crescendo em desvario.
Sentava agora numa pedra grande,
onde conseguia ver distante a neblina que penetrava a montanha,
                                                                                                                     como um amante à sua amada…
Ainda os questionamentos me traziam quadros do passado,
com molduras já um tanto que retorcida pelas experiências,
                                                                                                            pelas mãos marcadas,
                                                                                                            e caminhos cansados.
Enfim, a vontade ainda me ergue lentamente de tudo que passei,
de tudo que,
                        passado,
                                       trouxe à tona eu mesmo.
Só me resta agora a gramática,
um tanto que ali assustada pelos números,
mas que,
                 sobrevivente,
esqueceu-se da lógica,
e me trouxe respostas;
e ali naquele cimo de esperança,
queria mesmo que o presente me apresentasse ao futuro,
e o que de mim não valesse,
                                                   que ficasse pois para trás.
Sorrindo agora,
mesmo ante a dor final,
queria ainda construir,
                                        lutar,
                                                  respirar esse ar;
Ah! Essa chuva que cai,
esse orvalho seco na janela,
que se estende à minha face como se agora viesse de meus próprios olhos…
Meu interior se prepara para mais uma jornada.

 Eddie de Abreu,  Rio de Janeiro – 15/12/88


LONG FOR

Today dawned raining.
It couldn’t be different,
partner in all of my moments of blank pages,
it never let me down and once more there she was wetting my way.
I question myself until the last addition of doubts,
I dive deeply inside my own enigmatic intimacy,
trying to convince myself that it was just an arithmetic twist of life,
an undefined double integral in our mathematics days,
as for the Poetry,
                              this would be just a subtracted dream.
The rain is gone,
                              and left vestiges on the grass,
and for another morning everything resembled a cold and thin brume.
It was the time to get out
                                            and walk through the green wet paths of the Park.
As I walked,
I felt my avid dreams on my side,
                                                           accompanying me,
                                                                                           overflowing,
growing in sprightliness.
I sat down on a grey bolder,
and began to watch the fog piercing the mountains,
                                                                                           just like a lover to his beloved.
At that moment the past began to bring me memories,
as if an old frame already retorted by the experiences,
of callused hands,
and tired paths.
Nevertheless,
my own will still gathers me up slowly from everything I have passed,
from everything as past,
bringing to surface my own self.
Now I only have the grammar left over,
still a bit scared of numbers and calculations,
but strongly surviving the logic,
and giving me answers.
So there,
               at that acme of hope,
I waited from the present tense to be introduced to the future,
though from me nothing would be left behind.
A smile now,
even before the final pain,
I still wanted to built,
                                      to fight,
breath this air…
Ah! This falling rain,
this dried moist on my window,
extending itself now to my face,
                                                         as if it was coming from my own eyes.
My interior again prepare itself for another journey.

Deixe um comentário

